Otoplastia
A otoplastia é a cirurgia para correção das orelhas de abano, que consistem em uma alteração anatômica que causa um aumento do ângulo entre a orelha e a cabeça, bem como alterações de alguns relevos da orelha.
A cirurgia é realizada mais frequentemente na infância, normalmente a partir dos 7 anos de idade. As principais razões são a diminuição de autoestima da criança, retração social ou insegurança devido à aparência das orelhas. Apesar de menos frequente, cirurgia também pode ser realizada em adolescentes ou adultos.
Informações Gerais
- Duração da cirurgia: 1 – 2h.
- Tipo de anestesia: Anestesia local com sedação
- Alta hospitalar: Normalmente no mesmo dia.
- Tempo de recuperação para atividades cotidianas: 3 a 7 dias.

A Cirurgia
A otoplastia ou plástica de orelhas, visa harmonizar a estética facial corrigindo a angulação e remodelando as cartilagens das orelhas.
Nesta cirurgia é feita uma incisão na parte posterior da orelha para a realização de suturas e tratamento da cartilagem. Em razão da localização da incisão, a cicatriz fica praticamente imperceptível na maioria dos casos.


O Pós Operatório
A cirurgia plástica para correção das orelhas de abano é considerada um procedimento cujo pós operatório é pouco doloroso e de rápida recuperação.
O paciente costuma retornar à escola ou ao trabalho no período de uma semana. Entretanto, a prática de atividades mais pesadas, como esportes de contato, deve ser reiniciada após dois meses de cirurgia.
É aconselhado o uso de faixa para pós operatório de otoplastia pelo período de um mês, sendo nos 15 primeiros dias por tempo integral, e apenas para dormir no restante do mês. Neste período é necessário um cuidado para não apoiar as orelhas no travesseiro ao dormir.
Os pontos são retirados 2 semanas após a cirurgia, sendo recomendado evitar a exposição solar pelo período de um mês. O resultado final é obtido entre 3 a 6 meses da cirurgia.
