Abdominoplastia

Abdominoplastia e dermolipectomia abdominal são termos utilizados para a mesma cirurgia, que tem como objetivo corrigir a flacidez de pele e musculatura abdominal, que não pode ser resolvida nem mesmo com dietas e exercícios. O procedimento é indicado para pacientes que desejam melhorar o aspecto do abdômen por possuírem uma quantidade de pele excedente, abaulamento abdominal e estrias, causadas principalmente pelas distensões da obesidade ou pela gravidez.

Informações gerais

  • Duração da cirurgia: 2 – 3h.
  • Tipo de anestesia: Anestesia geral.
  • Alta hospitalar: No dia seguinte à cirurgia.
  • Tempo de recuperação para atividades cotidianas: 2 semanas.

A Cirurgia

É realizada uma incisão horizontal no abdômen inferior para o descolamento da pele abdominal e tratamento da região. Desta forma, é realizada a correção do abaulamento da musculatura abdominal (diástase muscular), por meio da plicatura (sutura) da musculatura do reto abdominal, e por fim a retirada de tecido excedente, composto de pele e gordura, localizado na região abaixo do umbigo.

O tamanho da cicatriz na abdominoplastia depende da quantidade de pele a ser retirada: quanto mais pele, maior a necessidade de ampliação da cicatriz.

Em alguns casos pode ser necessário remover pele também no sentido vertical, exigindo uma outra cicatriz. A abdominoplastia em “âncora”é mais comumente realizada em paciente com cicatrizes prévias na região central do abdômen e em pacientes com muito excesso de pele após grandes emagrecimentos.

A correta avaliação pré operatória é fundamental para que a paciente possa compreender as vantagens e desvantagens de cada técnica.

A cicatriz inferior é posicionada de forma a ficar escondida e não aparente com o uso de uma roupa íntima ou de praia, e a do umbigo costuma ficar quase imperceptível.

O pós operatório

A dermolipectomia abdominal é uma cirurgia cujo pós operatório é pouco doloroso, sendo mais comum o desconforto devido a postura curvada que o paciente necessita ficar para caminhar nos 7 a 10 primeiros dias.

É aconselhado o uso da cinta modeladora pós-cirúrgica por 3 meses e da meia elástica anti-trombose por pelo menos 2 semanas. Na  primeira semana é necessário dormir de barriga para cima, com a cabeceira elevada e um travesseiro abaixo dos joelhos.

 O dreno colocado na cirurgia costuma ser retirado após 5 a 7 dias, e os poucos pontos externos entre 10 a 14 dias.

Os curativos são impermeáveis e podem ser molhados no banho, sendo trocados no primeiro retorno.

As atividades físicas leves, como caminhadas, podem ser reiniciadas após 3 semanas, e evoluírem gradativamente. Entretanto, a prática de atividades mais pesadas, que exijam movimentos intensos ou esforços, devem ser reiniciadas aproximadamente após 3 meses de cirurgia.

É recomendado evitar a exposição solar pelo período de 3 meses. O resultado final é obtido entre 10 a 12 meses da cirurgia.

A sua autoestima de volta!
Dr. Rafael Rigo - WhatsApp
Enviar