Correção de Lóbulos de Orelha ( Lobuloplastia )

lóbulo de orelha rasgado, lóbulo bífido, ou mais conhecido como orelha rasgada, é na maioria das vezes causado pelo uso de brincos pesados, alargadores ou até mesmo por acidente.

A cirurgia para reparar a orelha rasgada, conhecida como lobuloplastia, é indicada para os pacientes que desejam fechar a laceração no lóbulo da orelha, ou para aqueles que ainda não possuem o rasgo, no entanto o furo do lóbulo da orelha está alargado.

Também é indicada para pessoas que já usaram alargadores e atualmente não se identificam mais com o uso do acessório, sentindo-se constrangidas com sua orelha rasgada.

Informações Gerais

  • Duração da cirurgia: 30 – 40 minutos.
  • Tipo de anestesia: Anestesia local.
  • Procedimento realizado em consultório.
  • Tempo de recuperação para atividades cotidianas: imediato.

A Cirurgia

A lobuloplastia é considerada uma pequena cirurgia, sendo feita de rotina no consultório médico.

Na lobuloplastia é realizada anestesia local no lóbulo a ser corrigido, e somente após alguns minutos a cirurgia tem início. Desta forma, o paciente não tem nenhuma dor no local a ser operado.

É feita então a união das bordas do tecido da orelha por pontos de sutura, com a finalidade de corrigir a fenda (rasgo) ou diminuir o furo.

O Pós Operatório

A cirurgia para correção da orelha rasgada é considerada um procedimento cujo pós operatório é praticamente indolor e de rápida recuperação. O paciente pode retornar de imediato às suas atividades cotidianas, não necessitando de repouso.

Nos primeiros dias após a cirurgia pode haver um discreto inchaço e equimose (roxo) local, que costuma regredir com 1 semana. É possível disfarçar os pontinhos e o roxo (caso ocorra) no lóbulo com o uso de fita Micropore da cor da pele. No primeiro mês de pós operatório o paciente é orientado a evitar a exposição direta ao sol e utilizar filtro solar.

Os pontos são retirados em média após 10 dias da cirurgia, apresentando uma boa aparência com 2 semanas. O resultado final só é obtido, em média, após 3 meses de cirurgia, quando a cicatriz costuma fica quase imperceptível.

É possível realizar um novo furo no lóbulo operado, caso o paciente deseje, porém deve ser evitada a linha da cicatriz, para que diminuam as chances do lóbulo rasgar novamente.

A sua autoestima de volta!
Dr. Rafael Rigo - WhatsApp
Enviar