Mastopexia com Próteses

mastopexia é uma cirurgia plástica que tem o propósito de reverter a queda natural dos seios (ptose mamária). Sua função é corrigir o excesso de flacidez das mamas, tornando-as mais empinadas, firmes e simétricas.

Na mastopexia com próteses é realizada a retirada do excesso de pele juntamente com a colocação de implantes de silicone para dar o novo formato às mamas. De modo geral, esta cirurgia é indicada para mulheres que apresentam queda das mamas devido ao processo natural de envelhecimento, oscilações de peso, amamentação ou para as que já possuem próteses e desejam diminuir seus tamanhos.

Informações Gerais

  • Duração da cirurgia: 3 h.
  • Tipo de anestesia: Anestesia geral.
  • Alta hospitalar: Normalmente no mesmo dia da cirurgia.
  • Tempo de recuperação para atividades cotidianas: 10 dias (repouso principalmente com os braços).

A Cirurgia

Na mastopexia com próteses é realizada a correção da ptose das mamas através da remoção do excesso de pele. Para isso são realizadas incisões nas mamas, que podem ter como resultado final uma cicatriz apenas ao redor das aréolas, ou ao redor das aréolas e uma vertical, ou ainda ao redor das aréolas com um T invertido.

O tamanho e tipo da cicatriz dependem da quantidade de pele a ser retirada. Quanto mais pele, maior a necessidade de ampliação da cicatriz, porém esta é posicionada de forma a ficar escondida e não aparente com o uso de um biquíni ou sutiã.

Com a colocação de implantes de silicone é possível melhorar a forma, principalmente em mamas com pouco tecido glandular, ou aumentar o tamanho das mamas.

A escolha do posicionamento das próteses, do modelo e volume dos implantes, será feita com base nas características de cada paciente e dos seus anseios.

Os implantes podem ficar no plano subglandular, subfascial ou submuscular (dual plane), e podem se diferenciar pela marca, formato (anatômico ou redondo), volume, perfil (baixo, moderado, alto e super alto) e texturização (microtexturizada, macrotexturizada ou revestimento com poliuretano).

O Pós Operatório

A mastopexia com prótese é uma cirurgia cujo pós operatório é pouco doloroso, mas exige repouso, principalmente com os braços nas primeiras semanas.

A paciente necessita evitar esforços e movimentos amplos com os braços nas primeiras semanas, podendo retornar à rotina de trabalho ou estudos com 10 dias.

As atividades físicas leves, como caminhadas, podem ser reiniciadas após 2 semanas, evoluindo gradativamente. Entretanto, a prática de atividades mais pesadas, que exijam movimentos dos peitorais e braços, bem como esportes de contato, devem ser reiniciados aproximadamente após 3 meses de cirurgia.

É aconselhado o uso de sutiã cirúrgico pelo período de dois meses, e no primeiro mês o ideal é que a paciente durma de barriga para cima.

Os pontos costumam ser retirados entre 10 a 14 dias. Em alguns casos é colocado um pequeno dreno em cada mama, porém costumam ser retirados antes da alta hospitalar. Os curativos são impermeáveis e podem ser molhados no banho.

É recomendado evitar a exposição solar pelo período de um mês. O resultado final é obtido após 12 meses da cirurgia.

A sua autoestima de volta!
Dr. Rafael Rigo - WhatsApp
Enviar