Rinoplastia Fechada

rinoplastia fechada ou preservation rhinoplasty é um procedimento com a finalidade de modificar a aparência externa do nariz, corrigindo imperfeições indesejadas que podem ter surgido na fase de crescimento ou desenvolvimento, ou até mesmo causadas por doenças e traumas.

Por meio da cirurgia é possível realizar diversas alterações na ponta, no dorso e base do nariz, sendo assim possível uma melhora nas proporções nasais com o mínimo de cicatrizes.

É importante ressaltar que para o sucesso da cirurgia cada caso deve ser individualizado. Não existe um nariz ideal, e sim o nariz mais harmônico e natural, com traços adequados ao rosto de cada pessoa. O cirurgião deve buscar o nariz ideal para cada paciente, baseando-se no estudo das proporções da face, de características individuais e nas vontades de cada um.

    A cirurgia é indicada para homens e mulheres que estão insatisfeitos com o formato de seus narizes e desejam um nariz mais harmônico e equilibrado ao seu rosto.

     A rinoplastia pode ser realizada em menores de idade, porém nesses casos é necessária a autorização de um maior de idade responsável, bem como uma avaliação para que seja verificado se o paciente apresenta um crescimento facial completo e tem maturidade emocional para realizar o procedimento. Assim, é mais comum a realização da cirurgia após os 16 anos, trazendo, na maioria das vezes, uma melhora da autoconfiança e da autoestima dos pacientes.

    Informações Gerais

    • Duração da cirurgia: 2 h.
    • Tipo de anestesia: Anestesia geral.
    • Alta hospitalar: Normalmente no mesmo dia da cirurgia.
    • Tempo de recuperação para atividades cotidianas: 1

    A Cirurgia

    A rinoplastia é uma cirurgia que possui diferentes técnicas e formas de abordagem, porém alguns passos deste procedimento são iguais, tendo a finalidade de alcançar a melhora da parte estética e funcional do nariz.

    Por meio de mudanças das estruturas nasais, tratando o nariz como um todo, a rinoplastia proporciona um resultado consistente e duradouro, diferente de procedimentos como a rinomodelação, que é o preenchimento do nariz com ácido hialurônico, ou até mesmo do “lifting do nariz com fio definitivo”, que são procedimentos que trazem mudanças limitadas e temporárias.
O acesso às estruturas internas do nariz é por incisões dentro das narinas.

    Juntamente com o tratamento das cartilagens no nariz, é comum haver a necessidade do tratamento da porção óssea, comum em caso de giba nasal (giba óssea), e nariz largo, por exemplo. Além de raspas para reduzir o dorso nasal, é necessária a fratura óssea para um resultado harmônico.

    A alectomia (fechamento das asas nasais) é um procedimento necessário em alguns casos, principalmente quando o paciente tem queixa de nariz largo ao sorrir. Por meio de um corte na porção interna das narinas, que pode ser necessário se estender para as laterais, é realizada a redução das asas narinárias.

    No término da cirurgia é realizada a colocação do curativo com fita micropore e uma placa termoplástica (Aquaplast) para estabilização nasal. Normalmente é colocado tampão nasal que é retirado no momento da alta hospitalar.

    O resultado final esperado da cirurgia é um nariz mais harmônico ao rosto, natural e com uma boa respiração.

    A cirurgia de rinoplastia pode ser associada, em alguns casos, com outras cirurgias, como por exemplo a mentoplastia e a lipoaspiração de papada.

    O Pós Operatório

    A rinoplastia é considerada uma cirurgia cujo pós operatório é praticamente indolor e de rápida recuperação.

    Nos primeiros dias após a cirurgia pode haver um pouco de inchaço, equimoses (roxos) e incômodo com a obstrução nasal, por isso é importante ficar em repouso relativo na primeira semana, e fazer o uso da meia elástica anti-trombose.

    Os curativos nasais não devem ser molhados ou manipulados até que se realize a retirada no retorno ao consultório. Depois deste período já é possível a retomada da rotina de estudos ou trabalho, porém na segunda semana o paciente ainda poderá ter um discreto curativo nasal (micropore bege) e pode apresentar alguma equimose, que costuma ser disfarçada com uma base ou fotoprotetor da cor pele.

    A lavagem nasal com solução fisiológica (soro) deve ser rotina nas primeiras semanas. É orientado também o uso de compressas frias ou gelo na face nos primeiros dias, para diminuir o edema. Medicações como antibiótico, anti-inflamatório e analgésicos são utilizados na primeira semana.

    O curativo com Aquaplast costuma ser retirados entre 7 a 10 dias após a cirurgia. Após a troca pode ser realizado um novo curativo com fita micropore bege, que ficará por mais 5 a 7 dias contínuos, até a total retirada.

    Nas 3 primeiras semanas é necessário dormir de barriga para cima e com a cabeceira elevada. As atividades físicas devem aguardar pelo menos 3 a 4 semanas para serem retomadas. Entretanto, a prática de esportes de contato deve ser reiniciada aproximadamente após 3 meses de cirurgia.

    No primeiro mês é imprescindível evitar a exposição direta ao sol e utilizar filtro solar ao sair de casa. É necessário também que o paciente não faça uso de óculos até 30 dias após a cirurgia.

    O resultado final de uma rinoplastia ocorre, em geral, cerca de 12 meses após sua realização, porém é possível ver mudanças muito antes. Neste período o resultado vai melhorando gradativamente, devido ao inchaço que vai reduzindo, principalmente após o primeiro mês.

    Mudanças no dorso nasal são notadas muitas vezes logo de início, após a retirada do curativo nas primeiras semanas, no entanto a ponta nasal tem um resultado mais tardio, apresentando maior definição após 6 meses da cirurgia.

     

    É importante ressaltar que a evolução até o resultado final varia para cada paciente, pois depende da técnica utilizada, do tipo de pele do paciente, da sua cicatrização e também dos seus cuidados.

    A sua autoestima de volta!
    Dr. Rafael Rigo - WhatsApp
    Enviar