Mamoplastia Redutora
A mamoplastia redutora é a cirurgia plástica que visa diminuir o tamanho e o volume das mamas, harmonizando suas proporções em relação ao corpo.
O procedimento é indicado para mulheres que possuem mamas volumosas e, em função disso, sofrem com dores nas costas, pescoço e ombros, desvios posturais e irritações de pele abaixo das mamas.
A mamoplastia redutora pode ser realizada em pacientes menores de idade que apresentam mamas volumosas, porém nesses casos é necessária a autorização de um maior de idade responsável bem como avaliação da maturidade física e psicológica da paciente.
Informações gerais
- Duração da cirurgia: 3 – 4h.
- Tipo de anestesia: Anestesia geral.
- Alta hospitalar: Normalmente no mesmo dia da cirurgia.
Tempo de recuperação para atividades cotidianas: 2 semanas (repouso principalmente com os braços).

A cirurgia
Na mamoplastia redutora é realizada a redução do tamanho das mamas através da remoção do excesso de tecido gorduroso, glandular e pele. Para isso são realizadas incisões nas mamas, que terão como resultado final uma cicatriz em T invertido e ao redor das aréolas.
O tamanho da incisão no sulco mamário (parte inferior da mama) depende da quantidade de pele a ser retirada. Quanto mais pele, maior a necessidade de ampliação da cicatriz, porém esta é posicionada de forma a ficar escondida e não aparente com o uso de um biquíni ou sutiã.
O posicionamento e tamanho das aréolas também são reajustados, conforme a necessidade.


O Pós Operatório
A mamoplastia redutora é uma cirurgia cujo pós operatório é pouco doloroso, mas exige repouso, principalmente com os braços nas primeiras semanas.
A paciente necessita evitar esforços e movimentos amplos com os braços nas primeiras semanas, podendo retornar à rotina de trabalho ou estudo com 10 dias.
As atividades físicas leves, como caminhadas, podem ser reiniciadas após 2 semanas, evoluindo gradativamente. Entretanto, a prática de atividades mais pesadas, que exijam movimentos dos peitorais e braços, bem como esportes de contato, devem ser reiniciados aproximadamente após 3 meses de cirurgia.
É aconselhado o uso de sutiã cirúrgico pelo período de dois meses e de meia elástica anti-trombose por pelo menos 1 semana. Além disso, no primeiro mês o ideal é que a paciente durma de barriga para cima.
Não são utilizados drenos.
Os curativos são impermeáveis e podem se molhados no banho.
É recomendado evitar a exposição solar pelo período de um mês. O resultado final é obtido entre 8 a 12 meses da cirurgia.
