Mamas Tuberosas
A mama tuberosa, também conhecida por mama tubular ou seio tuberoso, é uma alteração da estrutura mamária ocorrida no desenvolvimento das mamas de algumas mulheres. Devido a formação de um anel fibroso na base da mama, seu desenvolvimento é acometido, tendo como resultado assimetria, hipoplasia mamária (mama pouco desenvolvida), sulco mamário alto (mal posicionamento das mamas no tórax), e aréola aumentada. Essa alteração pode acometer uma ou ambas as mamas.
A cirurgia para correção de mamas tuberosas tem como objetivo corrigir estas alterações das mamas, deixando-as mais harmônicas. A cirurgia pode ser realizada em mulheres com mamas tuberosas a partir dos 16 anos, porém nesses casos é necessária a autorização de um maior de idade responsável e avaliação da maturidade física e psicológica da paciente.
Informações Gerais
- Duração da cirurgia: 3 h.
- Tipo de anestesia: Anestesia geral.
- Alta hospitalar: Normalmente no mesmo dia da cirurgia.
- Tempo de recuperação para atividades cotidianas: 10 dias (repouso principalmente com os braços).

A Cirurgia
Existem diferentes técnicas cirúrgicas para a correção das mamas tuberosas, que variam de acordo com o grau de alteração das mamas.
O tamanho e tipo da cicatriz dependem da quantidade de pele a ser retirada e do tipo de alterações mamárias encontradas. Quanto mais pele, maior a necessidade de ampliação da cicatriz, porém esta é posicionada de forma a ficar escondida e não aparente com o uso de um biquini ou sutiã.
A escolha do modelo das próteses e do volume é escolhido com base nas características de cada paciente e do seus anseios.

O Pós Operatório
A cirurgia para correção das mamas tuberosas tem um pós operatório pouco doloroso, mas que exige repouso, principalmente com os braços nas primeiras semanas.
A paciente necessita evitar esforços e movimentos amplos com os braços nas primeiras semanas, podendo retornar à rotina de trabalho ou estudos com 10 dias.
As atividades físicas leves, como caminhadas, podem ser reiniciadas após 2 semanas, evoluindo gradativamente. Entretanto, a prática de atividades mais pesadas, que exijam movimentos dos peitorais e braços, bem como esportes de contato, devem ser reiniciados aproximadamente após 3 meses de cirurgia.
É aconselhado o uso de sutiã cirúrgico pelo período de dois meses, e no primeiro mês o ideal é que a paciente durma de barriga para cima.
Os pontos costumam ser retirados entre 10 a 14 dias. Não são utilizados drenos na cirurgia de mamas tuberosas. Os curativos são Impermeáveis e podem ser molhados no banho.
É recomendado evitar a exposição solar pelo período de um mês. O resultado final é obtido entre 10 a 12 meses da cirurgia.
