Lipoaspiração / Lipoescultura / Lad
A lipoaspiração é a cirurgia que visa a remoção de excessos de gordura em locais indesejados. O procedimento pode ser realizado em várias áreas do corpo como abdômen, costas, coxas, quadris e braços.
A principal diferença entre a lipoaspiração e a lipoescultura é que no primeiro caso realizamos apenas a retirada do excesso de gordura localizada, enquanto que, na lipoescultura, também são realizados enxertos de gordura. Esses enxertos são mais frequentemente realizados na região dos glúteos, coxas, panturrilhas, mamas e face.
Já na lipoescultura de alta definição (LAD), realizamos uma lipoaspiração mais vigorosa com a intenção de proporcionar contornos musculares mais evidentes e modelagem corporal mais acentuada. Ocorre que nem todas as pacientes apresentam características corporais que permitam uma retração de pele adequada para serem submetidas a esse procedimento, cabendo ao cirurgião orientar adequadamente cada caso.

Esta cirurgia não deve ser encarada como uma alternativa para emagrecer, mas sim para remodelar o corpo. Desse modo, a lipoaspiração é melhor indicada para pessoas que já estão em seu peso ideal ou próximo a ele, mas se sentem incomodadas com a gordura localizada e a falta de harmonia nos contornos corporais.
Informações Gerais
- Duração da cirurgia: 2 – 4h.
- Tipo de anestesia: Anestesia geral.
- Alta hospitalar: Normalmente no mesmo dia da cirurgia.
- Tempo de recuperação para atividades cotidianas: 2-3 dias.
A Cirurgia
É realizada a partir de pequenas incisões por onde são introduzidas as cânulas de sucção. Por elas é injetada uma solução de soro fisiológico com adrenalina, no meio da gordura, para reduzir o sangramento e facilitar a sua retirada através de movimentos controlados com as cânulas.
A gordura retirada pode ser aproveitada para preencher ou aumentar outras regiões do corpo, por exemplo o bumbum, sendo denominada lipoescultura.


O Pós Operatório
A lipoaspiração é uma cirurgia cujo pós operatório é pouco mais doloroso que as demais cirurgias, sendo mais comum o desconforto devido ao inchaço nos primeiros dias.
O uso de analgésicos e as drenagens linfáticas auxiliam na dor e desconforto pós operatório,
É aconselhado o uso da cinta modeladora pós-cirúrgica e drenagens linfáticas por 3 meses e da meia elástica anti-trombose por pelo menos 10 dias.
Os pontos são absorvíveis, não havendo, assim, necessidade de retirá-los. Os curativos são impermeáveis e podem ser molhados no banho.
As atividades físicas leves podem ser reiniciadas após uma semana, evoluindo gradativamente, retornando às atividades mais pesadas após 3 semanas de cirurgia.
É recomendado evitar a exposição solar pelo período de 3 meses para evitar manchas na pele. O resultado final é obtido entre 6 a 12 meses da cirurgia.
