Cirurgia de Avanço Capilar
A cirurgia de avanço capilar, também conhecido por encurtamento de testa, é a técnica cirúrgica focada em corrigir a implantação alta do cabelo e a testa excessivamente longa.
O objetivo é o encurtamento da testa através da retirada do excesso de pele com redução da distância entre a implantação capilar e as sobrancelhas.
Informações Gerais
- Duração da cirurgia: 2 h.
- Tipo de anestesia: Anestesia geral ou anestesia local com sedação.
- Alta hospitalar: Normalmente no mesmo dia da cirurgia.
- Tempo de recuperação para atividades cotidianas: 5 dias.

A Cirurgia
A cirurgia é feita a partir de uma incisão que se inicia em torno das orelhas e estende-se até a raiz dos cabelos, de um lado ao outro da região frontal, rente a área de implantação dos cabelos. Depois da incisão, prossegue-se com duas incisões oaralelas, nas regiões laterais da cabeça, até a parte posterior. Assim é possível avançar o couro cabeludo por 2 a 3 cm, encurtando o comprimento da testa.
Após o reposicionamento do couro cabeludo é realizada a remoção do excesso de pele e finalizada a cirurgia, que deixará uma cicatriz muito discreta e “camuflada” pelos cabelos.
Esta cirurgia pode ser associada à blefaroplastia, lipoaspiração do pescoço (papada), lipoenxertia (preenchimento com gordura em alguns regiões da face, como por exemplo nas maçãs do rosto e no “bigode chinês”) e o levantamento da cauda das sobrancelhas.
O resultado esperado da cirurgia é uma face mais jovial, natural e sem o aspecto “esticado”.

O Pós Operatório
A cirurgia de avanço capilar é considerada uma cirurgia cujo pós operatório é praticamente indolor e com recuperação em algumas semanas.
É aconselhado o uso da meia elástica anti-trombose na primeira semana. Nas 2 primeiras semanas é necessário dormir de barriga para cima e com a cabeceira elevada.
Nos primeiros dias após a cirurgia pode haver um pouco de inchaço, equimoses (roxos) e incômodo em algumas áreas, por isso é importante ficar em repouso relativo na primeira semana.
Depois deste período já é possível retomar a sua rotina ou trabalho, porém, as atividades físicas devem aguardar pelo menos 4 semanas. Nos 30 primeiros dias é imprescindível evitar a exposição direta ao sol e utilizar filtro solar.
Após a cirurgia é realizado um curativo na face (em forma de “capacete”), que é retirado no momento da alta hospitalar.
Não é necessário uso de drenos.
Os pontos são retirados entre 7 a 10 dias após a cirurgia, e no decorrer das semanas o inchaço e os roxos vão diminuindo, apresentando uma boa aparência com um mês de cirurgia. O resultado final só é obtido entre 6 a 8 meses.
